RS mantém alta no turismo internacional e começa 2026 como 3º destino mais visitado do país

* Com informações da Secretaria de Comunicação do RS

RS mantém alta no turismo internacional e começa 2026 como 3º destino mais visitado do país

Foto: Divulgação

Registro dos Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves

O Rio Grande do Sul começou 2026 entre os principais destinos turísticos internacionais do Brasil. Entre janeiro e março, o Estado recebeu 764,5 mil turistas estrangeiros e ficou na terceira posição no ranking nacional, segundo dados da Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

À frente do RS aparecem o Rio de Janeiro, que lidera o ranking com 884,5 mil visitantes internacionais no período, e São Paulo, com 866,7 mil turistas estrangeiros no primeiro trimestre.

O desempenho acompanha um cenário positivo no país. No primeiro trimestre, o Brasil registrou 3,74 milhões de visitantes internacionais: o melhor resultado da série histórica para o período.


Crescimento acima da média e argentinos lideram visitas

Os números de 2026 dão continuidade ao desempenho registrado no ano passado. Em 2025, o setor turístico no Rio Grande do Sul cresceu 11,4%, mais que o dobro da média nacional, que ficou em 4,6%.

Argentina segue como principal origem dos turistas internacionais que chegam ao Brasil. Só no primeiro trimestre deste ano, foram mais de 1,6 milhão de visitantes argentinos. Chile, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai e Portugal aparecem na sequência.


Reconhecimento e vitrine internacional

Além do aumento no fluxo de visitantes, o Estado também ganhou destaque recente no setor. Na última semana, foi eleito o melhor destino de enoturismo do Brasil no M&E Awards 2026, premiação do setor turístico realizada durante a WTM Latin America, em São Paulo.

O reconhecimento reforça a aposta em segmentos específicos, como o turismo ligado à cultura do vinho, especialmente na Serra Gaúcha.

O crescimento no número de visitantes está ligado a uma série de ações voltadas ao mercado internacional. Nos últimos meses, o Estado ampliou a presença em feiras, eventos e rodadas de negócios com operadores e agentes de turismo.

A estratégia busca não apenas aumentar o fluxo de turistas, mas também atrair investimentos e fortalecer a imagem do destino gaúcho fora do país.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Clube de Cinema de Santa Maria retoma atividades em 2026 com sessão gratuita no sábado Anterior

Clube de Cinema de Santa Maria retoma atividades em 2026 com sessão gratuita no sábado

UFSM lança documentário sobre antigo Colégio Bom Conselho nesta quinta-feira em Silveira Martins Próximo

UFSM lança documentário sobre antigo Colégio Bom Conselho nesta quinta-feira em Silveira Martins

Cultura